Qual o segredo para que famílias estejam blindadas e protegidas?
O pastor Natanael Santos, presidente da Assembleia de Deus do Belém em Barretos, explanou na noite da 5ª edição da Escola Bíblica de Obreiros e Membros da Assembleia de Deus do Belém em Poços de Caldas, tendo como o presidente, Pr. Paulo Gilberto Baungratz, em sua liturgia, disse que a melhor forma de blindar e proteger, é colocando a família na arca. E dá algumas orientações bíblicas aplicadas aos dias atuais para a família.
A primeira, é guardar a família do mundo, pois, ele jaz no maligno
E como base bíblica citou o livro de 1 João 5:19. “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.”
Portanto, há se a importância de conservar na leitura e meditação da Bíblia Sagrada, que é o manual familiar, incutir a palavra na mente e no coração dos filhos, conhecer verdadeiramente à Deus por meio dEla, pois ela é a verdade que liberta, traz entendimento e alicerce em Deus, disse o pastor Natanael Santos.
Oração e vigilância
Outro meio de blindar a família em Deus, segundo explanou o preletor, é por meio da oração e vigilância, para que assim se faça necessário a cobertura pelo Sangue do Cordeiro, dAquele que foi morto na cruz do Calvário, e que ao terceiro dia ressuscitou, está sentado à destra do Pai, intercedendo pelos teus, pois o inimigo, o diabo, ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vítima para devorar, e cita o livro do evangelho segundo escreveu João 10:10.
“O ladrão não vem senão para roubar, para matar, e para destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
E indaga a igreja: “Qual é o trabalho do inimigo, se não matar roubar e destruir?”
“O trabalho dele é esse, é matar, é roubar a consciência dos nossos filhos, roubar a inocência dos nossos filhos, destruir os nossos filhos, destruir os nossos netos, e Deus está preocupado”. E conta a história do povo de Israel, que para os pais guardarem os filhos primogênitos da morte, que foi a última das dez pragas do Egito, tinham que espargir o sangue do cordeiro imolado nos umbrais das portas, onde serviria como um sinal para marcar as casas e indicar que o anjo destruidor passaria por eles e não os ceifariam, pois, estariam protegidos e guardados.
Fé, Obediência e Temor
E finaliza falando sobre o arrebatamento da igreja que está próximo e faz uma comparação dos dias anteriores ao dilúvio aos de hoje, fala também sobre a fé e obediência de Noé para salvar sua família e endereçá-la à arca que tem como significado a salvação.
“Por quanto, assim, como nos dias anteriores ao dilúvio, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca e não perceberam então veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.” (Mateus 24:37)
“Do mesmo jeito que aconteceu com a geração antediluviana, em que eles não perceberam, embora Noé estivesse pregando, avisando, mesmo assim não acreditaram, duvidaram, e sem perceberem veio o dilúvio e levou a todos, assim será também neste tempo.”
Foi a obediência, temor e a fé que fizeram com que Noé salvasse sua família do dilúvio.
“Pela fé, Noé, divinamente advertido das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, construiu a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”. (Hebreus 11:7)
“Noé preparou a arca em tempos difíceis, Noé não preparou a arca da forma que ele quis, primeiro porque ele nunca tinha ouvido falar de arca, não tinha chovido na terra, apenas subia o vapor. Então ele foi avisado de coisas que não se via. Ele nunca estudou sobre engenharia naval, mas, preparou a arca. Foi Deus quem deu a ele todos os detalhes de como deveria ser construída. Deus foi conversando com Noé,” disse pastor Natanael.
Desta forma acredita-se que o segredo para colocar a família na arca é sempre ouvir a voz de Deus, guardar e aplicar à família o que Ele ensina e orienta, como Noé fez. Assim por meio da obediência, fé e temor, endereçar o bem mais precioso que é a família ao lugar seguro, aos pés do Salvador.
Imagem: Gerinho Felix